top of page

Quem Somos

A Associação Portuguesa de Deficientes é uma organização de pessoas com deficiência, constituída e dirigida por pessoas com deficiência. Enquanto organização de direitos humanos, tem por objecto a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e colectivos das pessoas com deficiência em Portugal.

Baseada no princípio de que as pessoas com deficiência são os peritos em matéria de deficiência, que conhecem melhor que ninguém os problemas que enfrentam e as soluções para os ultrapassar, a APD não limita a sua acção à denúncia das situações de discriminação de que são objecto estes cidadãos. Analisa, dá pareceres, apresenta soluções, por forma a influenciar as medidas e políticas em matéria de deficiência.

Por outro lado, e ciente de que a igualdade de oportunidades e a plena participação das pessoas com deficiência não se consegue exclusivamente no plano normativo, exige também a sensibilização e o envolvimento da sociedade portuguesa no seu todo, a APD procura, através da diversificação e consolidação de contactos institucionais, que as questões relativas à deficiência sejam inscritas no plano mais vasto dos direitos dos cidadãos.

A APD pretende agregar todas as pessoas com deficiência, independentemente das deficiências, causas e origens. Tem implantação nacional, através das suas 20 estruturas regionais.

É membro fundador da DPI - Disabled Peoples' International, da CNOD - Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes e da FDLP - Federação das Associações de Deficientes de Língua Portuguesa. A APD está ainda filiada na ABL - Associação de Basquetebol de Lisboa, na FAP -  Federação de Andebol de Portugal e Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio.

Delegações

Delegações Locais
Delegações Distritais
Comissão de Gestão

CONTACTO

Entre em Contacto com a APD!

A sua mensagem foi enviada com sucesso!

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.
De acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, os dados recolhidos serão processados informaticamente e a sua utilização destina-se exclusivamente para responder às suas questões e formalizar diligências junto das entidades responsáveis para candidatura a vagas de emprego ou formação. Ao utilizador é garantido o acesso aos dados para eventual correção ou eliminação. O utilizador tem conhecimento de que os dados inscritos irão circular numa rede aberta até ao seu registo na Base de Dados, podendo ser intercetados por terceiros. A Associação Portuguesa de Deficientes não fornecerá os dados pessoais a entidades terceiras, e só em situações de necessidade de identificação para resolução das suas questões, haverá uma comunicação prévia solicitando a sua autorização para fornecer os seus dados a entidades terceiras, nomeadamente Câmaras, Hospitais, e Instituições Públicas ou Privadas para acesso a vagas de emprego e/ou formação, pelo que a sua utilização pressupõe o conhecimento e aceitação destas condições.
bottom of page